Categorias
Cuidadores Lulu e os Maiores

Eu cuidadora…

Escrevemos para o Impulso positivo.

Impulso positivo - Mãos

O que é ser cuidador? Quantos de nós seremos num futuro próximo cuidadores ou cuidados por alguém? Eis o exemplo da Filipa, que depois de cuidar, percebe a importância do ato e de cuidar de quem cuida.

Impulso positivo - Eu cuidadora_ronny-sison-unsplash
Eu cuidador – Cuidar de quem cuida – Foto: Unsplah

Cuida de alguém?

Sim, cuido da minha mãe (pai, avó, tia, tio, etc…).

E como é isso de cuidar da sua mãe?

Oh é maravilhoso poder ajudar alguém que precisa de nós, bla, bla, bla…

E não lhe custa? Às vezes não fica cansada?

… (silêncio)… um pouco, às vezes, mas tem de ser…

E cuida de mais alguém?

Não, não, não consigo…

E quem cuida de si?

… (silêncio)… (silêncio)… (mais silêncio e olhos húmidos)…

Eu também sou cuidadora e muitas vezes sinto-me assoberbada… não sei o que fazer, apetece-me ir para casa, às vezes chorar e meter-me na cama e ficar ali, no silêncio e apenas dormir muito tempo… Gostava de ter alguém a quem pudesse contar o que vi e ouvi… coisas que me pesam e com as quais não sei lidar, não sei o que fazer… preciso de ajuda… Como não quero sobrecarregar os outros com estes problemas, sozinha comecei a perceber que há pequenas coisas que me fazem bem, como se fossem “mimos” para mim mesma! Tomar um duche quentinho, fazer uma caminhada a ouvir música, olhar para as nuvens no céu… 

Nunca aprendemos que para cuidarmos de alguém precisamos primeiro de aprender a cuidar de nós. Este é só o primeiro e mais importante passo, tudo o resto vem a seguir.

Vamos cuidar de nós para podermos cuidar melhor dos nossos Maiores! ❤︎

O que é a Lulu e os Maiores?

A Lulu e os Maiores surgiu depois da experiência de cuidar da Lulu. E apesar do amor que sentia e da maior das boas vontades fui muitas vezes impaciente, e por não compreender aquilo que a Lulu passava e sentia. Cometi muitos erros. E quis aprender a cuidar melhor.

Quais os objetivos?

A Lulu e os Maiores tem assim como objetivo melhorar o bem-estar das pessoas Maiores – pessoas mais velhas, seniores, idosos – e também dos seus cuidadores – profissionais (formais) ou informais – através de formação orientada para o aumento de competências e com vista à qualidade de vida e humanização dos cuidados.

Para mais informação sobre as nossas formações para cuidadores contacte-nos.