Entrevista realizada pela Fundação Eugénio de Almeida no contexto da nossa incubação no Centro de Inovação social da Fundação Eugénio de Almeida
“Temos muito interesse e vontade de desenvolver o nosso projeto na região do Alentejo Central e, como tal, estamos certas de poder contar com o apoio do CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida.”
Filipa Pico
De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?
A Lulu e os Maiores tem como propósito melhorar o bem estar das Pessoas mais velhas e também dos seus Cuidadores, através de formação e acompanhamento orientados para o aumento de competências (e.g. auto regulação, justiça e comunicação) com vista à humanização dos cuidados e à qualidade de vida.
A nossa formação é dada em grupo, tem uma base teórica acompanhada de exercícios práticos de reflexão e autocuidado (e.g. identificar e partilhar emoções e exercícios de relaxamento), centrando-se na importância do bem-estar da Cuidadora como elemento chave da qualidade da relação de cuidados, sendo os resultados avaliados. Destina-se tanto a cuidadores profissionais como a cuidadores familiares (também designados informais).
Após a formação continuamos a fazer o acompanhamento dos Cuidadores através da sua integração na nossa Comunidade, com a realização de oficinas regulares sobre temas relevantes, por nós sugeridos ou escolhidos pelos seus membros, e onde se favorece a partilha de experiências e conhecimentos, bem como o uso de um sistema de suporte que combate o isolamento dos seus membros-cuidadores.
Em que medida foi importante a formação/apoio/concurso/outro com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?
A nossa incubação começou há pouco tempo e neste momento apenas posso dizer que a Lulu e os Maiores foi muito bem recebida e que estamos a ter a possibilidade de fazer uma formação que será certamente muito útil para continuarmos a desenvolver e fazer crescer o projeto. Temos muito interesse e vontade de desenvolver o nosso projeto na região do Alentejo Central e, como tal, estamos certas de poder contar com o apoio do CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida. Esse apoio ajudar-nos-á a relacionar-nos com os “stakeholders” interessados nas nossas intervenções, e a pô-las em prática, podendo assim retribuir a ajuda recebida ao contribuirmos para aumentar o bem-estar de mais pessoas mais velhas e de mais cuidadores – profissionais e familiares.
Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?
Constituímos recentemente a cooperativa LULU E OS MAIORES, CRL e este foi mais um passo importante no caminho de sustentarmos o nosso crescimento. Este passo vai permitir-nos concorrer a programas de apoio e financiamento que nos permitirão ganhar visibilidade, chegar mais facilmente e a mais destinatários e fazer crescer a nossa atividade e equipa (ganhar escala). Por outro lado e em simultâneo poderemos investir em meios e em conhecimento para fazer crescer o nosso projecto.
Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?
Considero que temos muito a aprender uns com os outros e que nos poderemos ajudar mutuamente, particularmente porque estamos em fases diferentes e temos todos experiências de vida e competências complementares. Eu e a equipa da Lulu e os Maiores estamos disponíveis para a comunidade do CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida. Contactem-nos!