Categorias
lulu e os maiores

Apoio da Fundação Eugénio de Almeida

Entrevista realizada pela Fundação Eugénio de Almeida no contexto da nossa incubação no Centro de Inovação social da Fundação Eugénio de Almeida

“Temos muito interesse e vontade de desenvolver o nosso projeto na região do Alentejo Central e, como tal, estamos certas de poder contar com o apoio do CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida.”

Filipa Pico

De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?
A Lulu e os Maiores tem como propósito melhorar o bem estar das Pessoas mais velhas e também dos seus Cuidadores, através de formação e acompanhamento orientados para o aumento de competências (e.g. auto regulação, justiça e comunicação) com vista à humanização dos cuidados e à qualidade de vida.
A nossa formação é dada em grupo, tem uma base teórica acompanhada de exercícios práticos de reflexão e autocuidado (e.g. identificar e partilhar emoções e exercícios de relaxamento), centrando-se na importância do bem-estar da Cuidadora como elemento chave da qualidade da relação de cuidados, sendo os resultados avaliados. Destina-se tanto a cuidadores profissionais como a cuidadores familiares (também designados informais).
Após a formação continuamos a fazer o acompanhamento dos Cuidadores através da sua integração na nossa Comunidade, com a realização de oficinas regulares sobre temas relevantes, por nós sugeridos ou escolhidos pelos seus membros, e onde se favorece a partilha de experiências e conhecimentos, bem como o uso de um sistema de suporte que combate o isolamento dos seus membros-cuidadores.

Em que medida foi importante a formação/apoio/concurso/outro com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?
A nossa incubação começou há pouco tempo  e neste momento apenas posso dizer que a Lulu e os Maiores foi muito bem recebida e que estamos a ter a possibilidade de fazer uma formação que será certamente muito útil para continuarmos a desenvolver e fazer crescer o projeto. Temos muito interesse e vontade de desenvolver o nosso projeto na região do Alentejo Central e, como tal, estamos certas de poder contar com o apoio do CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida. Esse apoio ajudar-nos-á a relacionar-nos com os “stakeholders” interessados nas nossas intervenções, e a pô-las em prática, podendo assim retribuir a ajuda recebida ao contribuirmos para aumentar o bem-estar de mais pessoas mais velhas e de mais cuidadores – profissionais e familiares.

Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?
Constituímos recentemente a cooperativa LULU E OS MAIORES, CRL e este foi mais um passo importante no caminho de sustentarmos o nosso crescimento. Este passo vai permitir-nos concorrer a programas de apoio e financiamento que nos permitirão ganhar visibilidade, chegar mais facilmente e a mais destinatários e fazer crescer a nossa atividade e equipa (ganhar escala). Por outro lado e em simultâneo poderemos investir em meios e em conhecimento para fazer crescer o nosso projecto.

Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?
Considero que temos muito a aprender uns com os outros e que nos poderemos ajudar mutuamente, particularmente porque estamos em fases diferentes e temos todos experiências de vida e competências complementares. Eu e a equipa da Lulu e os Maiores estamos disponíveis para a comunidade do CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida. Contactem-nos!

Partilhar em...

Por Filipa Pico

Fundadora da Lulu e os Maiores porque tive uma parte do papel de cuidar da Lulu…
Dementia Practice Development Coach, certificada pela University of Worcester – Professional Development: Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award. Com pós-graduação em “Gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas” (ESSCVP).
Formadora de cuidadores profissionais e familiares de pessoas mais velhas (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).
Ler mais em https://lulueosmaiores.com/equipa/