Categorias
cuidadores familiares

Um Cuidador familiar é…

Sabia que um cuidador familiar é…

Lulu e os Maiores - Sabia que_Cuidador familiar

… uma pessoa que cuida em contexto “familiar”, remetendo para maior proximidade e afeto, e onde não há um substrato profissional. Estão incluídos não apenas os parentes da pessoa cuidada, mas também vizinhos/as ou amigos/as que assumam a função de cuidador/a. Nota: Cuidador/a familiar ao invés da utilização da designação “cuidador/a informal”- o termo cuidador/a informal, em relação ao termo cuidador/a formal, parece remeter aquele/a para uma posição secundária ou de inferioridade.

Fonte: Definição incluída nas recomendações no relatório “Portugal Mais Velho” da autoria da APAV (2020), com o apoio da FCG.

Para consultar estas e outras definições sugerimos a visita às nossa página Perguntas e respostas. Há alguma definição que gostaria de ter nesta lista? Contacte-nos.

Partilhar em...

Por Filipa Pico

Fundadora da Lulu e os Maiores porque tive uma parte do papel de cuidar da Lulu…
Dementia Practice Development Coach, certificada pela University of Worcester – Professional Development: Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award. Com pós-graduação em “Gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas” (ESSCVP).
Formadora de cuidadores profissionais e familiares de pessoas mais velhas (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).
Ler mais em https://lulueosmaiores.com/equipa/