Categorias
comunidade oficinas

Oficina de fevereiro da nossa Comunidade

Cuidar na Companhia dos Animais

2021-02 - Lulu e os Maiores - Oficina
(inscrições até dia 15 de fevereiro)

A próxima oficina da Comunidade da Lulu e os Maiores terá lugar em fevereiro. Se pertence à nossa Comunidade e quer participar contacte-nos .

Na próxima oficina…

Nesta próxima oficina da Comunidade teremos o tema “Cuidar na companhia dos animais” com a convidada Rita Paes de Faria. Deixamos aqui um texto da Rita para inspiração sobre o que a Rita nos trará…

Cuidar pode-nos fazer afundar no tempo, em emoções negativas e no espaço que partilhamos com a pessoa de quem cuidamos, e subitamente podemos entrar numa espiral de dúvidas sobre quem somos e o que sentimos pela pessoa que está a partilhar connosco tudo o que pertence ao nosso dia-a-dia.

Aquilo que pensamos, acreditamos ou imaginamos, ou seja, os nossos valores, transformam-nos naquilo que nós somos em cada momento da nossa vida.

Às vezes parece que conseguimos ocultar dentro de nós o que estamos a sentir, e que conseguimos controlar aquilo queremos transmitir aos outros, mas os animais que convivem connosco, demonstram-nos todos os dias, que isso não é real.

Rita Paes de Faria

O papel dos nossos animais…

Eles captam tudo aquilo que sentimos, e comunicam-nos de uma forma verdadeira e espontânea. Se estivermos atentos, veremos que eles estão constantemente a observar-nos e a comunicar connosco. Nós também, mas não temos consciência disso.”

Eu, ao longo deste últimos anos, tenho vindo a descobrir muito sobre mim através de uma aprendizagem continua sobre como comunicar com os meus cães, acabando por descobrir que eles conhecem-me melhor a mim do que eu própria. Aprendi a escutá-los atentamente, e desenvolvi competências emocionais e comportamentais de que não tinha consciência que fizessem parte de mim. Agora consigo superar de forma saudável as dificuldades e dúvidas que me vão surgindo enquanto cuidadora e pessoa que tem uma vida para ser vivida.

Não há formulas “mágicas”, mas há pontos cardeais na vida que nos apontam caminhos, e os animais que fazem parte da nossa vida, podem indicar-nos onde eles se encontram. É isto, que tentarei partilhar convosco, nesta oficina.

Rita Paes de Faria

Rita Paes de Faria

Tem uma Pós-graduação em “Terapia Assistida por Animais” (ISPA) e Certificação como Dupla de Intervenções Assistidas por Animais, com a sua cadela Hopi, pela Associação ÂNIMAS.
Em 2018, abraçou um sonho com o lançamento do Projeto Companhia dos Focinhos, que tem como missão inspirar todas as pessoas em todas as idades, para uma interação saudável com os animais, numa perspetiva lúdica, emocional, educativa e social.

Junte-se a nós!

Vamos cuidar melhor dos nossos Maiores! ❤︎

Maiores são Pessoas mais velhas, Seniores, Pessoas idosas…
Partilhar em...

Por Rita Paes de Faria

Pós-graduação em “Terapia Assistida por Animais” (ISPA) e Certificação como Dupla de Intervenções Assistidas por Animais, com a sua cadela Hopi, pela Associação ÂNIMAS.
Em 2018, abraçou um sonho com o lançamento do Projeto Companhia dos Focinhos, que tem como missão inspirar todas as pessoas em todas as idades, para uma interação saudável com os animais, numa perspetiva lúdica, emocional, educativa e social.