Categorias
autocuidado comunidade oficinas

Os animais também estiveram na oficina da Comunidade

Na última oficina da Comunidade tivemos a convidada Rita Faria – Técnica de intervenções assistidas por animais, que também é Cuidadora familiar (informal).

2022-02 - Lulu e os Maiores - Oficina Fevereiro - Animais
No final as participantes levaram… carinho, gratidão, paz, amor, alegria, brilho nos olhos e conforto. E ainda o som, de um dos cães a ladrar “ão-ão”!

E o que é têm os animais a ver com ser Cuidador(a)?

Cuidar pode-nos fazer afundar no tempo, em emoções negativas e no espaço que partilhamos com a pessoa de quem cuidamos, e subitamente podemos entrar numa espiral de dúvidas sobre quem somos e o que sentimos pela pessoa que está a partilhar connosco tudo o que pertence ao nosso dia-a-dia.

Às vezes parece que conseguimos ocultar dentro de nós o que estamos a sentir, e que conseguimos controlar aquilo queremos transmitir aos outros, mas os animais que convivem connosco, demonstram-nos todos os dias, que isso não é real.

Eles são uma excelente companhia e, conhecem-nos tão bem! Será que nós também os conhecemos bem? Porque será que gostam tanto de estar connosco e estão sempre disponíveis para nós?

Rita Faria da Companhia dos Focinhos

Às vezes é preciso pararmos, nem que seja uns minutos, para podemos pensar em nós. Como é que os nossos cães, ou qualquer outro animal que partilha diariamente a nossa vida, pode ajudar-nos a manter o foco em nós próprios?

Rita Faria da Companhia dos Focinhos

Trabalhar os meus valores com os animais de companhia

Nesta oficina a Rita Faria partilhou como é que trabalha os seus valores com a ajuda da sua cadela, a Hopi.

Ela percebe o que sinto e sabe aquilo que eu mais valorizo na vida, e eu aprendi a compreendê-la e a perceber o que ela valoriza na minha interacção com ela. Tal como diz o principio de Lavoisier “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, ou seja, todos nós podemos escolher transformar as nossas vidas, com simplicidade. Basta observar, sentir, reflectir e agir.

Rita Faria da Companhia dos Focinhos

Os nossos animais de companhia são uma inspiração para quem cuida

  • Autocuidado “o meu animal cuida tão bem dele”
  • Respeito “brinca quando lhe apetece, tem muita dignidade e amor próprio”

Os nossos animais são e podem ser ainda mais uma inspiração para nós que cuidamos. E ajudar-nos a cuidar ainda melhor!

Próxima oficina da Comunidade

A próxima oficina da comunidade terá lugar em Março de 2022. Se faz parte da nossa Comunidade e tem ideias de temas que gostaria de abordar, diga-nos!

Mais artigos sobre o tema…

Partilhar em...

Por Filipa Pico

Fundadora da Lulu e os Maiores porque tive uma parte do papel de cuidar da Lulu…
Dementia Practice Development Coach, certificada pela University of Worcester – Professional Development: Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award. Com pós-graduação em “Gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas” (ESSCVP).
Formadora de cuidadores profissionais e familiares de pessoas mais velhas (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).
Ler mais em https://lulueosmaiores.com/equipa/