Categorias
cuidadores profissionais formação

Vamos dar formação e trazemos força e inspiração

Lulu e os Maiores - Formação Cuidadoras Profissionais 2022
Grupo de Cuidadoras Profissionais de Pessoas Idosas (2022)

Até hoje, sempre que vamos dar formação a Cuidadoras profissionais de Pessoas idosas, trazemos força e inspiração.

Estamos a falar de mulheres, neste caso todas originárias de outros países, que vivem em Portugal e cuidam de pessoas mais velhas (seniores, maiores, pessoas idosas).

Têm um trabalho muito exigente, física e psicologicamente, pois é um desafio cuidar de uma pessoa(s) mais velha que está continuamente a piorar e que irão acompanhar até à sua morte.

Para além das exigências do trabalho, que muitas vezes exige noites sem dormir (porque têm de estar disponíveis e atentas toda a noite), levantam-se muito cedo e passam muitas horas em viagens em transportes públicos.

São vidas duras, mas estas mulheres precisam de trabalhar, e como são fortes, parecem aguentar.

Para que é que serve a formação?

A formação que damos na Lulu e os Maiores tem como objetivo preparar melhor as Cuidadores (e Cuidadores) para lidar com as dificuldades da atividade de cuidar de alguém mais velho.

Cuidar de uma Pessoa mais velha (sénior, maior, pessoa idosa) frágil e dependente não é fácil, nem nunca será, mas pode ser feito de forma mais autêntica e com significado para as duas partes desta relação – Cuidador(a) e Pessoa idosa.

O nosso objetivo é trabalhar, de forma individual, para melhorar a qualidade da relação de cuidados, e temos resultados que nos indicam que estamos a avançar no bom caminho. Deixamos em exemplo do que este grupo de Cuidadoras trouxe e levou consigo depois da formação.

O que trouxeram e levaram consigo?

Mais artigos sobre o tema…

Partilhar em...

Por Filipa Pico

Fundadora da Lulu e os Maiores porque tive uma parte do papel de cuidar da Lulu…
Dementia Practice Development Coach, certificada pela University of Worcester – Professional Development: Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award. Com pós-graduação em “Gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas” (ESSCVP).
Formadora de cuidadores profissionais e familiares de pessoas mais velhas (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).
Ler mais em https://lulueosmaiores.com/equipa/