Categorias
cuidadores familiares cuidadores profissionais demência formação

Nova qualificação para quem cuida “em demência”

FITS into practice - Logo

A Lulu e os Maiores tem disponível uma nova formação para quem cuida “em demência”.

A nossa Filipa Pico é a primeira “Dementia Practice Development Coach” certificada em Portugal para dar a formação “Focussed Intervention Training and Support in practice (FITS) into practice” (FITS into practice), sobre cuidados centrados na pessoa que vive com demência.

Esta qualificação foi obtida na Universidade de Worcester, no contexto do programa “Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award”.

“… é um dos únicos modelos baseados na evidência científica, para organizações que prestam cuidados a pessoas que vivem com demência, necessidades complexas e comportamento que nos desafiam…”

Worcester University

A primeira edição deste programa está a decorrer em Portugal (desde outubro de 2021), numa parceria com a UDIPSS de Santarém, e para além da elevada satisfação manifestada pelos participantes no programa, também já ocorreram mudanças nas instituições, e que resultam da implementação do programa e do trabalho destes profissionais.

O programa “Formação e apoio especializados em Demência” (FAED) resulta da adaptação ao contexto português do programa de investigação FITS into practice.

Este programa tem como objetivo trazer a investigação científica para a prática diária, com a redução do uso de prescrição de medicação anti-psicótica para as pessoas que vivem com demências nas organizações que prestam cuidados (nomeadamente ERPI, também designadas vulgarmente “lares de idosos”).

“… redução de 30% da taxa de prescrição de antipsicóticos…”

Brooker et al., 2014

Referências

“FITS into Practice” Developing Dementia Specialist Care Homes – Summary Report – Projeto financiado no Reino Unido pela Alzheimer Society, Department of Health & Social Care e HC-One.

Mais artigos sobre o tema…

Partilhar em...