Categorias
comunidade oficinas

Oficina de março da nossa Comunidade

Idadismo e preconceitos

2021-03 - Lulu e os Maiores - Oficina
Oficina de Março da Comunidade da Lulu e os Maiores – com Sandra Lopes

A próxima oficina da Comunidade da Lulu e os Maiores, sobre o tema “Idadismo e preconceitos” terá lugar em março. Se pertence à nossa Comunidade e quer participar contacte-nos .

Na próxima oficina…

Nesta próxima oficina da Comunidade teremos o tema “Idadismo e preconceitos” com a convidada Sandra Lopes. Deixamo-vos as “as palavras” da Sandra…

Somos influenciados pelos nossos preconceitos, e mesmo que não nos apercebamos os nossos comportamentos podem dar coragem aos outros ou minarem a sua autoconfiança.

As nossas crenças podem levar-nos a atropelar os direitos dos outros. Este impacto nos outros torna-se ainda maior se formos cuidadores.

O contacto frequente e continuo tende a ampliar as consequências.

Nesta oficina vamos falar da atitude preconceituosa e discriminatória com base na idade, sobretudo em relação a pessoas idosas (Idadismo).

Vamos falar de uma discriminação ainda muito aceite na nossa sociedade.

Muitas vezes nem nos apercebemos da sua existência, quanto mais insurgirmo-nos contra ela.

Vamos tentar desconstruir algumas ideias que levam a comportamentos, muitas vezes paternalista, que têm a melhor das intenções e cobertos de amor, que influenciam negativamente pessoas com mais idade.

Sandra Lopes

Na Europa uma em cada três pessoas discrimina os mais velhos através da adoção de atitudes prejudiciais para a sua saúde física e mental.

Organização Mundial de Saúde (The global report on Ageism, 2021)

Algumas perguntas que nos podemos fazer…

Será que menosprezamos algumas queixas porque isso é “normal da idade”?

Será que já decidimos pelo outro, só porque temos ideia preconcebida e algumas vezes errada que não é capaz ou que lhe é indiferente?

Será que já matamos o entusiasmado para iniciar alguma atividade de alguém ao dizermos “burro velho não aprende línguas”?

Falaremos ainda de quando os nossos preconceitos com base na idade nos levam a auto discriminação e possíveis consequências.

Quantas vezes já dissemos “não tenho idade para isso” com base num estereótipo?

Que os nossos preconceitos não puxem para baixo, e que a sua desconstrução nos leve a empoderar as pessoas á nossa volta e sobretudo as pessoas de quem cuidamos.

Sandra Lopes

Junte-se a nós!

Vamos cuidar melhor dos nossos Maiores! ❤︎

Maiores são Pessoas mais velhas, Seniores, Pessoas idosas…
Partilhar em...

Por Filipa Pico

Fundadora da Lulu e os Maiores porque tive uma parte do papel de cuidar da Lulu…
Dementia Practice Development Coach, certificada pela University of Worcester – Professional Development: Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award. Com pós-graduação em “Gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas” (ESSCVP).
Formadora de cuidadores profissionais e familiares de pessoas mais velhas (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).
Ler mais em https://lulueosmaiores.com/equipa/