Categorias
cuidadores familiares cuidadores profissionais

Atividades de animação para os mais velhos

Deparo-me diariamente no facebook, com páginas de diversos Lares de Idosos que sigo, com fotografias das pessoas mais velhas a fazerem diferentes trabalhos manuais e atividades. Isto tem-me feito pensar muito acerca do que vejo e sobre o que são atividades de animação para os mais velhos?

Preocupa-me por vezes o que vejo, e fico na dúvida se será correto ou não… Penso nos meus avós, nos meus pais daqui a algum tempo. Penso também nas pessoas mais velhas com quem já trabalhei, e nas minhas próprias propostas de atividades de animação, durante o tempo que trabalhei como animadora num lar.

De uma coisa estou certa, é extremamente importante, que as pessoas mais velhas se ocupem, que sejam estimuladas, que estejam o mais possível ativas, mas também tenho a certeza que devem ser respeitadas quanto às suas vontades, interesses e motivações.

Também tenho a certeza que não devem ser expostas ao ridículo… o que infelizmente vemos com alguma frequência. Claro que podem dizer que as pessoas gostaram da atividade e estavam felizes.

E o seu estado de saúde? E as pessoas que vivem com demência?

Não podemos esquecer o seu estado de saúde e se estamos perante uma pessoa com demência… A pessoa com demência não será a mesma pessoa que sempre foi, e não é por isso que deve ser infantilizada e diminuída. Relembro que é muito importante perceber quem era aquela pessoa. Conhecer a sua história, o que fazia, e pedir ajuda aos familiares para podermos encontrar algo que seja do seu interesse.

Não continuemos a dar desenhos infantis para colorir, a colocar chapéus iguais a todo o grupo quando saímos em passeios, a chamar por diminutivos quando não é assim que a pessoa foi tratada toda a sua vida…

… a chamar “avó” por acharmos que é carinhoso, a tratá-la por “tu” quando não temos proximidade para isso, a expô-la nas redes sociais sem proteger a sua dignidade.

Mais importante que tudo o resto, que nunca esqueçam que um dia seremos nós a estar nos seus lugares e a questão é simples… É isto que queremos para nós?

Não tenho qualquer dúvida que existem excelentes Animadores por esses Lares, só peço que pensem, que usem a sua imaginação e criatividade. Que o façam para proporem atividades adequadas às pessoas com quem trabalham, que tentem variar o mais possível, que não se deixem entrar no “deixa andar e é sempre a mesma coisa”.

Mais artigos sobre o tema…

Vamos cuidar melhor dos nossos Maiores! ❤︎

Maiores são Pessoas mais velhas, Seniores, Pessoas idosas…
Partilhar em...

Por Ana Pico

Técnica Superior de Reabilitação e Formadora
Mais informações em https://lulueosmaiores.com/equipa/