Categorias
cuidadores familiares cuidadores profissionais demência lulu e os maiores

Café com memória e muitas emoções

No passado dia 14 de maio estivemos no Café memória, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Almada no Museu da Cidade de Almada. Começámos por apresentar a Lulu e os Maiores e os motivos que levaram à sua criação – Porquê?

2022-05 - Lulu e os Maiores - Cafe Memoria_4

A Lulu esteve presente, numa fotografia que me acompanha sempre e que tive vontade de partilhar com quem também cuida dos seus.

Estiveram presentes pessoas que cuidam e pessoas que são cuidadas, e falámos de temas tão importantes como quais são os meus desafios individuais de cuidar, quais são as minhas dúvidas e medos, o que já fiz bem e mal ou menos bem…

Tivemos ainda oportunidade de partilhar quais são as nossas práticas individuas de autocuidado e fizemos um exercício de relaxamento em conjunto.

Foi uma manhã muito bem passada! Com este grupo de pessoas interessantes e interessadas.

O que é o café memória?

“O Ponto de Encontro para pessoas. Um CAFÉ MEMÓRIA é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, onde se proporciona um ambiente acolhedor, reservado e seguro e se facilita a interação entre pares, se oferece apoio emocional, informação atual e útil e promove a participação dos utilizadores em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, em contexto informal.”

Café memória

Mais artigos sobre o tema…

Partilhar em...

Por Filipa Pico

Fundadora da Lulu e os Maiores porque tive uma parte do papel de cuidar da Lulu…
Dementia Practice Development Coach, certificada pela University of Worcester – Professional Development: Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award. Com pós-graduação em “Gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas” (ESSCVP).
Formadora de cuidadores profissionais e familiares de pessoas mais velhas (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).
Ler mais em https://lulueosmaiores.com/equipa/