Categorias
cuidadores profissionais demência

É possível viver melhor com demência nas instituições?

Viver melhor com demência nas instituições

Para aumentar o bem estar das Pessoas que vivem com demência nas instituições (entidades elegíveis) podem implementar-se mudanças que podem fazer a diferença no dia a dia desta pessoas e das suas Cuidadoras e Cuidadores.

Foi como resposta a esta necessidade que surgiu o programa “FITS into practice” e a partir do qual foi desenvolvido o presente programa.

Formação e apoio especializadas em demência (FAED)

Neste programa são definidas estratégias concretas para aumentar o bem estar das pessoas que vivem com demência e também das(os) Profissionais que lhes prestam cuidados. Genericamente seguem-se os seguintes passos:

2022-05 - FAED - Sessão apoio 3 online
Sessão de Apoio – Técnicos de Cuidados em Demência e Formadora
(abril 2022)
  1. Avaliar os cuidados prestados na organização – utilizando ferramentas disponíveis.
  2. Identificar oportunidades de melhoria – como por exemplo no que diz respeito ao “plano (individual) de cuidados”, “atividades significativas” e “relação com as famílias”
  3. Implementar as mudanças definidas, com o apoio das/os restantes formandas/os – Técnicos de Cuidados em Demência, ao longo de 3-4 meses e com acessos a sessões de apoio periódicas.

Formação e Apoio

O programa consiste em duas fases:

  • Formação – Teórica e teórico-prática (individual/grupo), reflexão e trabalho entre sessões (terminou em 2021);
  • Sessões de Apoio – Práticas, reflexão e em grupo (estão a decorrer e terminarão durante o mês de maio de 2022).

No dia 21 de abril teve lugar mais uma sessão de apoio do programa “Formação e apoio especializados em demência” (FAED). Esta sessão ocorreu “à distância” com os técnicos que estão a participar no programa realizado em parceria com a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém (UDIPSSS).

Deste grupo fazem parte profissionais de instituições associadas da UDIPSSS, muito dedicados à sua atividades de cuidar de pessoas mais velhas – algumas das quais vivem com demência.

Este programa é desenvolvido pela Lulu e os Maiores, enquanto entidade formadora certificada pela DGERT, e no contexto da qualificação da nossa equipa, obtida na Universidade de Worcester.

Organizações e Instituições elegíveis

  • Estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI)
  • Serviços de apoio domiciliário (SAD)
  • Centros de dia
  • Residências seniores e residências assistidas

Mais artigos sobre os temas…

Partilhar em...

Por Filipa Pico

Fundadora da Lulu e os Maiores porque tive uma parte do papel de cuidar da Lulu…
Dementia Practice Development Coach, certificada pela University of Worcester – Professional Development: Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award. Com pós-graduação em “Gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas” (ESSCVP).
Formadora de cuidadores profissionais e familiares de pessoas mais velhas (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).
Ler mais em https://lulueosmaiores.com/equipa/