Cuidar em demência

Inscrições fechadas – novo curso em setembro

Desejo receber informação sobre edições futuras no meu e-mail e quero receber notícias.

2022-06 - LLM - Formacao Demencia_Familiares
Formação 100% online

Formação e apoio especializados em demência

O que é demência, as suas implicações, impacto e evolução até ao fim da vida. Introdução aos cuidados centrados na pessoa que vive com demência, incluindo: a utilização de linguagem positiva, a importância da história de vida, o significado e impacto do ambiente, e a importância da família. Utilização de ferramentas centradas na pessoa que vive com demência, para identificar necessidades pessoais e emocionais, planear e realizar atividades apropriadas significativas.

Analisar e discutir situações do dia-a-dia e procurar formas de adequar os cuidados, realizando algumas dinâmicas de interação. Desenvolver alguns exercícios práticos de autocuidado e relaxamento para quem cuida.

  • Formação – teórica e teórico-prática (individual e em grupo), reflexão e trabalho entre sessões. Será acentuada a aplicação prática dos conhecimentos.
  • Apoio – A(s) sessão(ões) de apoio são práticas, para implementação das aprendizagens, resolução de problemas, estudo de casos e atividades de reflexão (individual e em grupo).

Modelo baseado na evidência científica

A Lulu e os Maiores tem disponível uma nova formação para quem cuida “em demência”, com a primeira “Dementia Practice Development Coach” certificada em Portugal, para dar a formação “Focussed Intervention Training and Support in practice (FITS) into practice” (FITS into practice), sobre cuidados centrados na pessoa que vive com demência.

Esta qualificação foi obtida na Universidade de Worcester, no contexto do programa “Expert Practice in Delivering Person-Centred Dementia Care PG Award” (mais informação sobre este programa aqui).

“… é um dos únicos modelos baseados na evidência científica, para organizações que prestam cuidados a pessoas que vivem com demência, necessidades complexas e comportamento que nos desafiam…”

Worcester University

Destinatários – Cuidadores familiares (informais)

  • Cuidadoras(es) familiares (informais) de Pessoas mais velhas – Maiores, Seniores, Pessoas idosas.
  • Pessoas que ainda não cuidam, mas gostariam de começar a preparar-se para cuidar de alguém mais velho.

Benefícios

  • A Lulu e os Maiores é uma entidade formadora certificada pela DGERT. Saiba mais aqui.
  • Formação personalizada – para um máximo de 10 participantes por grupo – permite adequação às necessidades de cada formanda(o).
  • Acesso a sessão de apoio para implementação das aprendizagens.
  • Entrada na Comunidade da Lulu e os Maiores, com acesso a eventos e recursos exclusivos para membros (e.g. Oficinas mensais) e ainda a condições especiais em futuras ações de formação.

Saber mais para cuidar melhor dos nossos Maiores que vivem com demência! 🧡

Certificado

Todos os participantes receberão certificado de formação (somos uma entidade formadora certificada pela DGERT). Mais informações sobre a formadora Filipa Pico (certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP).

Condições de acesso e funcionamento

Para frequentar este curso é necessário dispor de equipamento (computador, telemóvel ou tablet) com acesso à internet com câmara e microfone (obrigatórios para parte da formação). Irá aceder ao curso através de um navegador/browser (exemplos: Chrome, Safari, Firefox, Edge ou Internet Explorer).

Datas e horários

  • Sessões/módulos de formação (sábados 10h – 13h)
    1. Introdução e conceitos básicos sobre demência – 18 de junho
    2. Cuidados centrados na pessoa que vive com demência e a importância da linguagem – 25 de junho
    3. Relevância da história de vida, o significado e impacto do ambiente, e a importância da família para a pessoa que vive com demência – 2 de julho
    4. Ferramentas centradas na pessoa que vive com demência para identificar necessidades pessoais e emocionais, e planear e realizar atividades apropriadas significativas – 9 de julho
    5. Comportamentos que desafiam e necessidades fundamentais da pessoa que vive com demência. Comunicação com a pessoa que vive com demência, incluindo disponibilização de ferramentas – 16 de julho
  • Sessão de apoio (sábado 10h – 13h)
    • Apoio à implementação das aprendizagens, resolução de problemas, e estudo de casos e exemplos – 23 de julho

Valor

Sob consulta.

Descontos e bolsas

  • Bolsas oferecidas pela comunidade. Candidate-se aqui.
  • Descontos para associados de entidades parceiras, estudantes e pessoas com reduzida disponibilidade económica.

Artigos no nosso site sobre este modelo de formação