Temas – Familiares

Descrição dos temas abordados na nossa formação para Cuidadoras e Cuidadores familiares (também designados cuidadores informais).

Desejo receber informação sobre edições futuras no meu e-mail e quero receber notícias.

Cuidar de Pessoas mais velhas

O que é cuidar e o que é ser um(a) Cuidador(a) familiar (informal)? Identificar os principais desafios de cuidar. Analisar como sou como Cuidador(a) e observar como atuo na relação de cuidados. Identificar as minhas forças e as minhas necessidades enquanto Cuidador(a). Identificar a importância do relaxamento e autocuidado, refletir sobre como cuido de mim e desenvolver exercícios práticos de autocuidado.

Cuidar de Pessoas que vivem com demência

O que é demência, as suas implicações impacto e evolução até ao fim da vida. Introdução aos cuidados centrados na pessoa que vive com demência, incluindo: a utilização de linguagem positiva, a importância da história de vida, o significado e impacto do ambiente, a importância de trabalhar bem com as famílias. Utilização de ferramentas centradas na pessoa que vive com demência, para identificar necessidades pessoas e emocionais e planear e realizar atividades apropriadas e significativas. Analisar e discutir situações do dia-a-dia e procurar formas de adequar os cuidados, realizando algumas dinâmicas de interação. Desenvolver alguns exercícios práticos de autocuidado e relaxamento para mim que cuido.

A Pessoa mais velha de que cuido

O que é “ser velho” e identificar o que muda ou pode mudar com o envelhecimento? Refletir sobre os aspetos negativos e positivos de envelhecer e sobre como é envelhecer para a(s) Pessoa(s) de quem cuido. Definir (ou relembrar) os conceitos de: atividades de vida diária, autonomia, independência e funcionalidade. Desenvolver alguns exercícios práticos de autocuidado e relaxamento para mim que cuido.

Humanização dos Cuidados

Conhecer os instrumentos chave da humanização dos cuidados e dos cuidados centrados na pessoa, e os seus benefícios na relação de cuidados. Identificar as situações concretas onde podem ser empregues e treinar a sua aplicação. Desenvolver alguns exercícios práticos de autocuidado e relaxamento para mim que cuido.

Comunicação com a Pessoa de quem cuido

Quais os vários tipos de comunicação e a sua influência na relação de cuidados. Realizar um teste individual para determinação do estilo predominante de comunicação. Desenvolver e praticar exercícios de utilização de uma comunicação assertiva, adequando-os à resolução de conflitos. Desenvolver exercícios práticos de autocuidado e relaxamento para mim que cuido.

Para outras informações contacte-nos

Vamos cuidar melhor dos nossos Maiores! ❤︎

Maiores são Pessoas mais velhas, Seniores, Pessoas idosas…