FAQ

Apresentamos algumas respostas a perguntas frequentes (FAQ – “Frequently Asked Questions”). Esta “lista” estará sempre em construção, uma vez que resulta de dúvidas e questões que nos colocam. O nosso objetivo é ajudar a esclarecer as Pessoas que cuidam, particularmente em relação a termos específicos e por vezes “profissionais” utilizados na área da Gerontologia e da prestação de cuidados a Pessoas mais velhas – Maiores, Seniores, Pessoas idosas.

O que é (são)?


Autocuidado

Conjunto de ações realizadas individualmente com vista à preservação da saúde e/ou prevenção de doença.

Fonte: Dicionário Porto Editora [consultado em 10-07-2021]

Conjunto de acções ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.

Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [consultado em 10-07-2021].

Voltar ao topo ↑

Apoios sociais e programas para pessoas mais velhas (idosos)

Conjunto de respostas de apoio social para pessoas idosas, que têm como objetivos promover a autonomia, a integração social e a saúde. Existem 7 tipos de respostas:

  • Serviço de apoio domiciliário
  • Centro de convívio
  • Centro de dia
  • Centro de noite
  • Acolhimento familiar
  • Estruturas residenciais
  • Centro de férias e lazer.

Fonte: Segurança Social

Voltar ao topo ↑

b-learning (ou blended learning)

Processo de ensino-aprendizagem que combina métodos e práticas do ensino presencial com o ensino à distância.

Fonte: Infopédia, Porto Editora

Voltar ao topo ↑

Cuidador/a profissional

Pessoa com preparação académica e profissional para a prestação de cuidados, refletindo assim as habilitações académicas e técnicas que são necessárias para prestar certos tipos de cuidados, bem como o exercício de uma profissão regida por regras deontológicas, procedimentos transparentes e padrões de qualidade. Nota: Cuidador/a profissional, ao invés de cuidador/a formal.

Fonte: Definição incluída nas recomendações no relatório “Portugal Mais Velho” da autoria da APAV (2020), com o apoio da FCG.

Voltar ao topo ↑

Cuidador/a familiar

Pessoa que cuida em contexto “familiar”, remetendo para maior proximidade e afeto, e onde não há um substrato profissional. Estão incluídos não apenas os parentes da pessoa cuidada, mas também vizinhos/as ou amigos/as que assumam a função de cuidador/a. Nota: Cuidador/a familiar ao invés da utilização da designação “cuidador/a informal”- o termo cuidador/a informal, em relação ao termo cuidador/a formal, parece remeter aquele/a para uma posição secundária ou de inferioridade.

Fonte: Definição incluída nas recomendações no relatório “Portugal Mais Velho” da autoria da APAV (2020), com o apoio da FCG.

Voltar ao topo ↑

Demência

Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais.

Fonte: Associação Alzheimer Portugal

Voltar ao topo ↑

e-learning

Modalidade de aprendizagem interativa e à distância que faz uso das novas tecnologias multimédia e da internet, cujos recursos didáticos são apresentados em diferentes suportes, e em que, no caso de existir um formador, a comunicação com o formando se efetua de forma síncrona (em tempo real) ou assíncrona (com escolha flexível do horário de estudo)

Fonte: Infopédia, Porto Editora

Voltar ao topo ↑

Maiores, Seniores, Pessoas idosas

Em Portugal são Pessoas com 65 ou mais anos.

Fonte: Nações Unidas


Tem algum pergunta que gostaria de ver respondida e não a encontra aqui? Contacte-nos e ajude-nos a completar esta lista. Obrigada!

Vamos cuidar melhor dos nossos Maiores! ❤︎

Maiores são Pessoas mais velhas, Seniores, Pessoas idosas…